fbpx

LESÕES DOS LIGAMENTOS CRUZADOS

O ligamento cruzado anterior estabiliza o joelho para que este efectue o seu movimento normal. Quando este ligamento está roto, a articulação perde a sua estabilidade e, consequentemente provoca falhas do joelho levando à destruição da cartilagem articular e da superficie meniscal.
No entanto, novos procedimentos cirúrgicos têm sido implementados no tratamento desta lesão, os quais proporcionam ao doente, um regresso precoce à prática desportiva.

A lesão do ligamento cruzado anterior é muito comum na articulação do joelho (este ligamento é crucial para estabilizar o joelho nos movimentos de rotação).
O ligamento possui um suprimento vascular pobre e tem uma capacidade limitada para curar as roturas.
Quando se verifica a ruptura completa do ligamento, ocorre sangramento no joelho, motivo pelo qual acontece o inchaço. Uma vez rompido o ligamento, o joelho normalmente torna-se instável. Com a crescente instabilidade, a pressão ao longo da parte superior da tíbia aumenta, as superficies meniscais rasgam-se e a cartilagem articular destrói-se. Esta erosão é denominada como artrose e o doente sente dor, particularmente, quando sobe escadas, corre ou salta.
Os atletas têm uma maior probabilidade de sofrerem danos numa ou mais estruturas importantes dentro da cartilagem articular e até sofrerem de uma artrose progressiva.

No diagnóstico da rotura do ligamento cruzado anterior é importantissima a avaliação imagiológica através de ressonãncia magnética, neste campo a Clínica do Dragão – Espregueira-Mendes Sports Centre desenvolveu o unico equipamento em Portugal capaz de quantificar com exatidão dentro da ressonância magnética a quantidade de instabilidade existente na articulação chamado Porto Knee Testing Device. Esta avaliação é decisiva para a escolha da abordagem que seja ela cirúrgica ou não cirúrgica. O estudo da instabilidade do joelho com o Porto Knee Testing Device premiou a Clínica do Dragão – Espregueira-Mendes Sports Centre com o Prémio Bes Inovação na categoria de dispositivos médicos.

Marque já a sua avaliação!

 

Prevenção
Após uma cirurgia ligamentar e, para se evitar novas lesões, deverá ser realizado um programa de reabilitação que vise o reforço dos músculos que rodeiam o joelho que funcionam como amortecedores e estabilizadores. No entanto, deve-se ter em consideração que nenhum programa reduz, definitivamente, a possibilidade de re-ruptura.

A clínica do Dragão – Espregueira-Mendes Sports Centre têm um programa de prevenção validado internacionalmente para prevenir lesões desportivas. A utilização deste programa pode diminuir o risco de lesões em 50%.
O ligamento cruzado anterior é o principal estabilizador do joelho, quando se rompe, deverá ser efectuada uma reparação e/ou reconstrução que se forem bem sucedidas e combinadas com uma excelente técnica cirúrgica e reabilitação, permitem ao doente obter excelentes resultados.

TRATAMENTOS INOVADORES!

Sabia que temos tratamentos de última geração para a sua patologia?


Tratamento de lesões da anca

Tratamento de lesões da coluna

Tratamento de lesões do cotovelo

Tratamento de lesões do joelho, Consulta de ortopedia do joelho

tratamento de lesões do ombro

Tratamento de lesões do pé



Tratamento de lesões do tornozelo