PULSED SIGNAL THERAPY – PST

Pulsed Signal Therapy – PST

A terapia PST Ortho destina-se ao tratamento de um conjunto de doenças e lesões do aparelho locomotor, nomeadamente, da artrose. A principal patologia, objeto de estudos independentes, é a artrose, afeção que maior número de pessoas aflige e, possivelmente, dá mais dor e imobilidade, sendo também responsável por um elevado número de pré-reformas e de absentismo laboral.

A PST Ortho é uma extensão das tecnologias PEMF, utilizadas desde 1979, para a consolidação de fraturas ósseas. Este tratamento, porque tem um princípio ativo único e objeto de patente, não poderá ser confundido com outras tecnologias ditas semelhantes (eletroterapias” ou “magneto- terapias”). Os estudos apresentados são, portanto, exclusivos deste tratamento homologado.

A PST foi objeto de múltiplos estudos clínicos e científicos por parte de universidades e hospitais de reconhecido mérito e independência, cujos estudos foram publicados na imprensa médica e científica, como por exemplo “Journal of Rheumatology”, “American Academy of Pain Management”, “Annals of the Rheumatic Diseases”, “APLAR Journal of Rheumatology”, entre outros.

É, portanto, uma terapia testada, certificada e com muitos anos de existência em alguns dos mais desenvolvidos países Europeus, nomeadamente, a Alemanha, a Áustria e a Suíça. Caracteriza-se por ser uma terapia não química ou invasiva, geralmente indolor e sem efeitos secundários adversos conhecidos ou reportados. Reproduz os mecanismos biológicos e tem efeitos permanentes a médio e longo prazo, nomeadamente, sobre a dor e capacidade de movimento articular.

Amplamente adotada por um vasto conjunto de desportistas e de clubes de primeira grandeza, tanto na vertente da prevenção como no tratamento de lesões.

Benefícios
Não invasivo ou químico
Não há nenhuma penetração do corpo, nem administração de químicos embora o tratamento possa ser completado ou adjuvado por tratamento farmacológico. É um tratamento simples de ser administrado, e particularmente bem tolerado, independentemente da idade e condição física.

Biológico
O sinal PST corresponde ao sinal eletrofisiológico produzido por uma articulação sã em movimento. Reproduz assim os mecanismos biológicos do corpo humano, estimulando o metabolismo celular e o processo de regeneração (através da estimulação dos condrócitos).

Indolor
Em geral o tratamento é indolor. Porventura, em terapias na zona da cervical, lombar e bacia poderá surgir alguma dor devido à posição (deitado). O médico poderá nestes casos aconselhar a administração de um analgésico.

Efeitos Secundários
Até à presente data não são conhecidos efeitos secundários adversos, apesar do elevado número de casos tratados.

Mecanismos de Acão
PST Ortho é um tratamento não invasivo, que atua ao nível dos mecanismos biológicos de regeneração dos tecidos.
Os campos magnéticos PST reproduzem um campo elétrico cujas propriedades são equivalentes aos produzidos pelo próprio organismo.

As bases do tratamento PST Ortho são:
Isolamento do campo biológico.
Mimetização desse campo através dos equipamentos proprietários, permitindo a reintrodução do campo correto na articulação afetada.
Reconstrução do campo elétrico afetado, reativando a capacidade de regeneração dos tecidos.

Indicações Clínicas
Doenças Degenerativas
Artrose (osteoartrose) das grandes articulações (i.e., gonartrose / artrose do joelho) e das pequenas articulações
Tendinopatias / entesopatias
Lombalgias (dor na coluna lombar)
Lesão Condral (erosão progressiva da cartilagem)
Traumatismos
Lesões das articulações
Pós-operatório, como ajuda ao processo de cicatrização.

Nestas patologias a Acão da PST não trata a patologia de base, atuando paliativamente, nomeadamente na dor e mobilidade.

Doenças reumáticas das articulações

Doenças metabólicas com repercussão nas articulações

Aplicação paliativa, na dor e limitação da mobilidade articular
Coluna vertebral (discopatia e artrose / espondilose)
Artrose de outras articulações

Resultados a Curto Prazo
Em geral em 90% dos casos tratados os melhores resultados ocorrem até 3 meses após o termo da terapia; os restantes até 6 meses. Eficácia demonstrada em 70% a 88% dos casos tratados, nomeadamente ao nível da dor (intensidade e frequência) e no movimento, nomeadamente na artrose.